quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bloco Garibaldis e Sacis vai ao Sítio Cercado



          
O bloco Garibaldis e Sacis faz a sua festa pré-carnavalesca, neste sábado (2), no bairro Sítio Cercado. O grupo, que há 14 anos vem animando o Largo da Ordem, nos finais de semana que antecedem o Carnaval, levará seu trio elétrico para um bairro da cidade pela primeira vez. O grupo estabeleceu uma parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, que dará a infraestrutura e coordenará a passagem do bloco pela rua São José dos Pinhais, uma das principais do Sítio Cercado.

            Os Garibaldis e Sacis resgatam a tradição das marchinhas e dos blocos carnavalescos, fazendo a população dançar e brincar ao som de canções populares e ritmos variados. “Cantamos as antigas marchinhas de Carnaval e outras que foram criadas especialmente para Curitiba, além de outros ritmos, fazendo uma mistura de tudo. É o que chamamos de zoeira carnavalesca”, diz o músico Itaércio Rocha, um dos coordenadores do grupo.

      

   Itaércio acredita que a festa no bairro contará com a adesão dos moradores e também do público de outras regiões, que já conhece as apresentações dos Garibaldis no Largo da Ordem. “A expectativa é a melhor possível. Vamos vivenciar uma troca, com novos foliões e novas formas de se manifestar, mas todos juntos, festejando no espaço público”, diz. Segundo Itaércio, o bloco sempre teve a intenção de levar sua alegria aos outros bairros de Curitiba, descentralizando a sua atuação, o que agora acontece oficialmente com o apoio da Fundação Cultural.

            A festa do bloco, no Sítio Cercado, começa às 16h, na Rua São José dos Pinhais.  A concentração será na altura da Rua Nova Aurora e a dispersão na Rua Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares, por volta das 18h. Em reunião realizada na sede da Fundação Cultural de Curitiba, na semana passada, foram definidos os esquemas de policiamento, com a participação da Polícia Militar, e da Guarda Municipal, e também de orientação do trânsito, com agentes da Setran – Secretaria Municipal de Trânsito - e da Urbs. A infraestrutura montada para o evento inclui ainda banheiros químicos, ambulâncias e atendimento do Corpo de Bombeiros.

            Origens – O Garibaldis e Sacis existem desde 1999 e tem sua origem no Largo da Ordem, centro da cidade. Artistas ligados à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao Conservatório de Música Popular Brasileira, ao Teatro de Bonecos e ao Grupo Mundaréu, encontravam-se rotineiramente nos domingos de janeiro no Saccy Bar, centro histórico de Curitiba, para discutir a organização da festa. Numa dessas reuniões foi escolhido o nome do bloco, “Garibaldis & Sacis”, em alusão e homenagem ao itinerário idealizado - o ponto de partida seria o Saccy Bar e o ponto final do trajeto a Praça Garibaldi.

Hoje, o Garibaldis e Sacis são uma associação de defesa da cultura e da arte popular. Suas ações não se restringem ao período de Carnaval. O bloco também promove manifestações em outras épocas do ano, festejando as tradições juninas e de chegada da primavera. Segundo Itaércio Rocha, o grupo tem projetos de ações também para o período natalino.

O Garibaldis e Sacis se despede do público no domingo (3), quando faz a sua última apresentação no centro histórico. O tema do último dia de festa pré-carnavalesca é “Garibaldis e Sacis Intertido”, em que os foliões devem comparecer conforme o figurino: mulher vestida de homem e homem vestido de mulher.

Serviço:

Pré-carnaval com o bloco Garibaldis e Sacis

Local: Rua São José dos Pinhais - Bairro Sítio Cercado, entre as ruas nova Aurora e Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares.

Data e horário: 2 de fevereiro de 2013 (sábado), das 16h às 18h

Entrada franca.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Programação Mundo Pensante


 Show Mustache & Os Apaches e festa do bloco "Me Fode Que Eu Sou Produção"





 O Mundo Pensante, localizado no bairro do Bixiga, integra música, artes visuais e artes do corpo. O espaço oferece um lounge para bebericar, saborear bons pratos, assistir shows, apreciar exposições de arte e conversar com os amigos.

Programação:

01/02 – Sexta Pensante – Show: Mustache & Os Apaches

Composta por Lu the Miner (washboard e voz), Pete Shapperd (violão, cazu e voz), Oliver Tomas (contrabaixo e voz), Axel Flag (voz) e Jack Rubens (bandolim), a banda busca a sua essência nos primórdios do jazz, gypsy e dixileand.

 Serviço:

Dia: 01 de fevereiro (sexta)

Local: Mundo Pensante

Endereço: Rua 13 de maio, 825 – Bixiga – Bela Vista

Horário: 22h30

Preço:   R$ 20

Informações: 11 5082 2657/ http://www.mundopensante.com.br/

Censura: 18 anos

Capacidade: 150 pessoas


01/02 – Sábado Pré - Folia – Festa do Bloco " Me Fode Que Eu Sou Produção"

O bloco carnavalesco "Me Fode Que Sou Produção" é um coletivo de amigos e produtores culturais que invade as ruas de São Paulo, em seu primeiro ano de existência. Formado nos meios culturais, em 2012, o bloco tem a pretensão de preservar, alegrar e colorir o centro da capital.

Meio de transporte do bloco: Bicicletas

Adereços:  fantasias, confetes, serpentinas e muita imaginação

Concentração: Praça Roosevelt

Horário: 14h


Festa: Baile de Encerramento do Bloco "Me Fode Que Eu Sou Produção"

Local: Mundo Pensante

Endereço: Rua 13 de maio, 825 – Bixiga – Bela Vista

Horário: 23h

Preço:   R$ 25

Informações: 11 5082 2657/ http://www.mundopensante.com.br/

Censura: 18 anos



MUNDO PENSANTE

(Rua 13 de Maio, 825, Bixiga - Bela Vista)

BONGAR show

Bongar Grupo Dia 2 de fevereiro no Porto Musical, na praça do Arsenal da Marinha, às 20h30, dia 9/2 na Bomba do Hemetério, às 20h. Quarta-Feira de Cinzas na Comunidade Xambá.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Concurso de Marchinhas da Rádio Globo premia as vencedoras


 Desde 2002, concurso promove lançamento de CD com os vitoriosos


Bloco do Programa do Antonio Carlos, da Rádio Globo, sai no sábado de carnaval às 12h

O Concurso de Marchinhas da Rádio Globo, promovido pelo Programa do Antonio Carlos, já escolheu a campeã de 2013: Dá Pra Dar Um Créu, de D. Massangola. Realizado desde 2002, o concurso lança anualmente um CD com as dez marchinhas finalistas. Nesta quarta-feira, os vencedores participam de uma comemoração na rádio.

— Para se fazer uma boa marchinha, é preciso ter três coisas na cabeça: ela tem que ser alegre, sucinta e, principalmente, ter um bom tema — releva João Roberto Kelly, compositor de clássicos como Cabeleira do Zezé e Bota a Camisinha, que preside o júri que seleciona as marchinhas enviadas pelos ouvintes. Para participar do certame, as canções devem falar sobre o Programa do Antonio Carlos.

— A ideia é democrática e faz sentido especialmente num programa popular — destaca o compositor.

Além da vencedora, foram escolhidas pelo público outras duas marchinhas: A Coisa da Pudica, de Bené da Engenhoca, e Olha a Globo Aí, de Luiz Carlos Menezes.

Com a mesma idade que o concurso, o Bloco do Programa do Antonio Carlos também invade as ruas. No sábado de carnaval, a partir das 12h, o bloco embalado pelos ouvintes promove as novas marchinhas, sem esquecer das tradicionais.

Ação integrada garante mais segurança nos eventos carnavalescos




Representantes da Prefeitura, da Polícia Militar e do bloco Garibaldis e Sacis estiveram reunidos nesta quarta-feira (23), na sede da Fundação Cultural de Curitiba, para estabelecer uma ação integrada de todos os envolvidos nos eventos pré-carnavalescos, garantindo assim mais segurança e tranquilidade à população. A festa, que reúne milhares de pessoas no Largo da Ordem, ao som das marchinhas de Carnaval, começou no último domingo (20) e terá mais três edições – duas no centro histórico (dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro) e uma no bairro Sítio Cercado (2 de fevereiro).
De acordo com o superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Igor Cordeiro, o encontro teve o objetivo de dar o suporte para que os órgãos envolvidos troquem informações e ajustem seus procedimentos. “Os eventos pré-carnavalescos têm crescido ano a ano, ganhando grandes proporções. Sabendo que a população participa e se diverte, é nossa responsabilidade fazer com que essas festividades aconteçam da melhor maneira possível”, disse Igor Cordeiro.
Participaram da reunião, convocada pela Fundação Cultural, agentes da Guarda Municipal, das secretarias municipais do Meio Ambiente, Turismo, Urbanismo e de Trânsito (Setran), e do 22º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área do centro histórico. Também estiveram presentes, além dos coordenadores dos Garibaldis e Sacis, Luiz Nobre e Rogério Guiraud, os coordenadores da caminhada Zombie Walk, Doca Soares e Flávia Nogueira. A Zombie Walk acontece pelo quinto ano consecutivo e da mesma forma vem se tornando uma marca do carnaval curitibano. 

Ó Abre Alas

 

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Eu sou da Lira
Não posso negar
Eu sou da Lira
Não posso negar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar.

VOLTAMOS
O carnaval também Cultura!