sábado, 23 de janeiro de 2016

Pela primeira vez, Parque Madureira recebe blocos de Carnaval


Ao todo, 37 blocos vão desfilar pela cidade neste fim de semana, arrastando 160 mil foliões






Os 103,5 mil metros quadrados do novo Parque Madureira serão ocupados neste sábado, pela primeira vez, pela nata do Carnaval de rua das Zonas Norte e Oeste. Celebrando o centenário do samba com o tema ‘Xô, crise’, o evento reúne 18 dos blocos mais tradicionais que desfilam longe da praia. Enquanto isso, a Praça 15 também será palco de festa, com mais de 30 baterias se apresentando. Isso sem contar outros 37 blocos que desfilam pelas ruas da cidade entre hoje e amanhã, arrastando 160 mil foliões.
Com direito a feijoada da Tia Surica, o evento em Madureira também terá apresentação do carnavalesco Milton Cunha e entrada gratuita. A previsão é de tempo firme. Entre os blocos confirmados estão: Timoneiros da Viola; Meu Amor, Eu Vou Ali; Banda do Pechincha; Banguçando o Coreto; Bigode Esticado; Mulheres de Zeca; Afoxé Filhos da Paz; e Filhos de Gandhi.
 
Paulinho da Viola será homenageado nos Timoneiros
 Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Presidente dos Timoneiros da Viola, Vagner Fernandes aposta que a união será positiva para a saúde financeira dos blocos. “Justamente nesse momento que há uma fragilidade no financiamento dos blocos de rua, é importante que eles se unam. Estamos juntos para buscar subsídios por meio de eventos autossustentáveis. No mais, é um barato, as baterias se juntam e tocam juntas. Todos estão convidados para entrar nessa mistura, cantar e tomar todas”, convidou.

Já na Praça 15, o Multibloco, Boêmios da Lapa, Bloco do Rock, Terreirada Cearense e Gambito são alguns dos blocos que fazem parte da mistura. “A ideia inicial era um simples ensaio em conjunto mas em tempos de carnaval tudo é motivo para confraternizar e virou um grande encontro dos blocos cariocas”, informam os organizadores.
"Quando a gente consegue trabalhar junto, isso gera força e o Carnaval só vem crescendo em diversidade, o que é ótimo. É muito bom participar disso”, disse Geraldo Junior, organizador do bloco Terreirada Cearense.
O samba começa a partir das 16h no Parque Madureira, e, às 15h30, na Praça 15. Além destes encontros, alguns dos maiores blocos do Rio desfilam até amanhã, como a Banda de Ipanema, Imprensa que eu Gamo e Cordão do Prata Preta. A programação completa pode ser conferida no site da Riotur.
'Quem é essa aí, papai?' vira bloco
A polêmica em torno da chamada que IveteSangalo deu no namorado no meio de um show também deu samba. Em Niterói, foi fundado o bloco ‘Quem É Essa Aí, Papai?’, frase dita pela cantora no microfone e que viralizou nas redes sociais.
O bloco sairá amanhã, no Barreto, Niterói, com a concentração marcada para às 15h, na Rua Galvão 143, próximo a quadra da Viradouro. Ele vai completar uma volta no quarteirão.


CAIA NA FOLIA

HOJE
Desliga da Justiça – Praça Santos Dumont, na Gávea, na Zona Sul, às 10h.
Spanta Neném, em frente ao Corte de Cantagalo, na Lagoa, às 13h.
Imprensa que Eu Gamo – Rua Gago Coutinho, em Laranjeiras, às 15h.
Xô Crise, no Parque de Madureira, a partir das 16h.
Grande Encontro de Blocos Cariocas, na Praça 15, no Centro, às 15h.
Cordão do Prata Preta – Praça Harmonia, na Gamboa, às 16h.
Puxa que é Peruca, na Praça Edmundo Rego, no Grajaú, às 16h.
Nem Muda Nem Sai de Cima – Rua Garibaldi, na Tijuca, às 16h.

AMANHÃ
Me Esquece: na Rua Jardim Botânico, esquina com Pacheco Leão, no Jardim Botânico, às 10h.
Volta Alice: na Rua Alice, em Laranjeiras, às 10h.
Se Cair Eu Como: Praça Calcutá, na Freguesia, Ilha do Governador, às 11h.
Calma, Calma Sua Piranha: Rua Visconde de Caravelas, em Botafogo, às 12h.
Bigodinho Esticado: Rua Dias da Cruz, no Méier, às 14h.
Estratégia: Praça Tiradentes, no Centro, às 16h.
Boi da Vila da Penha: Rua Ápia, Vila da Penha, às 16h.
Coração das Meninas: Largo São Francisco, na Saúde, às 17h.
Vai Tomar no Grajaú: Av. Engenheiro Richard, no Grajaú, às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário