segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Estácio de Sá será a homenageada do ‘Carnaval Histórico 2015’



Começou a contagem regressiva para o grande evento do pré-carnaval carioca. No dia 10 de fevereiro acontece a quarta edição da festa do Jornal EXTRA que reverencia os maiores artistas das escolas de samba: o “Carnaval Histórico”, promovido em parceria com a Prefeitura do Rio. E em 2015, nos 450 anos do Rio, fomos buscar na história da cidade a homenageada desta edição: a Estácio de Sá, herdeira da primeira escola de samba do país, a Deixa Falar.

Nesta edição, vai festejar o bairro do Estácio, que tantos bambas gerou, mudando a forma de fazer samba. Foram jovens como Ismael Silva, Bide, Marçal, Nilton Bastos e Brancura que criaram o samba como conhecemos hoje. Até o final dos anos 1920, o samba carioca era mais parecido com o maxixe, como o seminal “Pelo telefone”, de Donga. Mas a turma do Estácio sentia falta de um “samba de sambar”, uma música feita para que as agremiações pudessem desfilar em cortejo, e não para ser dançada nos salões. Surgia assim o “bumbum paticumbum prugurundum”, a onomatopeia criada por Ismael para explicar o novo compasso do samba, que décadas mais tarde seria título do enredo campeão do Império Serrano.

Essa turma que criou o novo samba também fundou a primeira escola do país, a Deixa Falar. O curioso é que a agremiação nunca desfilou entre as escolas de samba, participando apenas de concursos de ranchos. Mas entrou para a história como pioneira. Em 1933, a Deixa Falar foi extinta. Mas o bairro do Estácio tinha outras agremiações, como Paraíso das Morenas, Cada Ano Sai Melhor e Vê Se Pode. Em 1955, a fusão destas três agremiações deu origem à Unidos de São Carlos - que, em 1984, mudou seu nome para Estácio de Sá. Em sua trajetória, estão sambas inesquecíveis, como “A festa do Círio de Nazaré”, “O tititi do sapoti”, “Chora, chorões”, “Quem é você”, “A dança da lua”e o campeão “Pauliceia desvairada”, que rendeu o único título de sua história. Toda esta trajetória fundamental para a festa será tema do “Carnaval Histórico 2015”.

As personalidades que serão homenageadas são: Ismael Silva, fundador da Deixa Falar e inventor do samba “de sambar”; Dominguinhos do Estácio, puxador que eternizou sua voz no carnaval; Zeca da Cuíca, o ritmista-símbolo da escola; Mestre Ciça, que marcou época regendo a bateria Medalha de Ouro; Bicho Novo, lendário mestre-sala; e Claudinho e Selminha Sorriso, que dançaram pela 1ª vez juntos no título de 1992.

O evento, que acontecerá no Imperator, ainda vai contar com a eleição do Cidadão Samba 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário