sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Navio negreiro da Viradouro terá representações de orixás

Navio negreiro da Viradouro terá representações de orixás


De volta ao Grupo Especial, a Viradouro vai contar com a ajuda dos orixás para permanecer na elite do carnaval carioca. A segunda alegoria da Vermelho e branco traz o alto-relevo de diversas divindades nas laterais de um navio negreiro, além da parte dianteira do carro contar com uma escultura imensa de Olocum, orixá das águas salgadas, que atinge nove metros de altura. A representação ainda terá efeitos como piscar os olhos, franzir a testa e soltar fumaça pela boca.


Para não ter nenhum tipo de problema, o carnavalesco da escola, João Vitor Araújo, de 29 anos, revelou que esteve em dois centros diferentes para pedir licença.

— Não gosto de citar orixá sem pedir licença. Tive todo o cuidado possível com isso. Consegui a permissão para colocá-los no desfile. Vou fazer algo respeitoso com os orixás — afirmou João.

Em todo o desfile da Viradouro, este será o único setor a retratar os orixás afro-brasileiros. Em cima da alegoria virão 53 pessoas fazendo uma verdadeira kizomba (festa). O grupo irá dançar capoeira e jongo. O carnavalesco não quis retratar nenhum momento de sofrimento na travessia do povo africano para o Brasil. Por isso, a ausência de correntes e as cores mais suaves no carro.



A Viradouro também prepara um desfile grandioso para marcar o seu retorno, depois de quatro anos na Série A. Como só o abre-alas pode ser acoplado, segundo regulamento, este segundo carro da escola será dividido em dois. Ou seja, virá um atrás do outro. Na frente do navio negreiro haverá uma alegoria com 21 cavalos marinhos.

— A ideia é que Olocum venha abrindo os caminhos do mar para a chegada dos negros. Ele virá soprando bons ventos em direção aos cavalos marinhos que estarão na frente dele — explicou o carnavalesco, que assina um carnaval pelo segundo ano.

O abre-alas da agremiação de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, será outro destaque do desfile. O carro jorrará 40 mil litros de água na Marquês de Sapucaí. A agremiação vai mostrar na Avenida a formação da cultura brasileira a partir da chegada dos negros ao país, a partir de duas músicas de Luiz Carlos da Vila.



— O trabalho no barracão está dentro do prazo. Tudo que pensei irá para o desfile — garantiu João.

A Viradouro abrirá os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval. A escola desfilará com sete carros, dois tripés e um pede-passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário